Política
Câmara aprova Projeto de Direito ao recebimento adicional de periculosidade para servidores públicos

Na 131° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Três Pontas, da última segunda-feira (13), o Parlamento aprovou após emenda, o Projeto de Direito ao recebimento adicional de periculosidade para servidores públicos. Vale ressaltar que essa aprovação, culminou também na alteração do estatuto dos Servidores Públicos de Três Pontas.
CONFIRA O OBJETIVO DO PROJETO:
A presente preposição tem por finalidade, acrescentar o Parágrafo 7° e 8° no Art. 81 da Lei 1.635 de 1994 para considerar perigosa as atividades de servidores públicos em motocicletas.
CONFIRA NA ÍNTEGRA O PROJETO ENCAMINHADO PELO PODER EXECUTIVO:
O Projeto de Lei 299 de 10 de Novembro de 2023 – Povo de Três Pontas por seus representantes na Câmara Municipal aprovou e eu Prefeito Municipal em seu nome sanciono a seguinte lei:
Art. 1°: o Artigo 81 da Lei 1.635 de 30 de junho de 2023, que dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos do município de Três Pontas, passa a vigorar acrescidos dos parágrafos 7° e 8°, com a seguinte redação:
Parágrafo 7°: São consideras perigosas as atividades exercidas pelos servidores públicos que dependem do uso de motocicleta.
Parágrafo 8°: O direito ao recebimento ao adicional de periculosidade, previsto no parágrafo anterior, fica condicionado a indicação em lista nominal pelo secretário ou diretor responsável.
Art. 2°: Está Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Após emenda do Sercretário da Mesa Diretora, Maycon Machado, o Projeto foi aprovado por unanimidade
O Vereador Paulo Vitor da Silva, chamou atenção para o Art. 8°, na visão do Parlamentar, não deve ter uma indicação em lista nominal, afinal de contas, isso fere o princípio da impessoalidade. Além disso, Paulinho alertou que não se trata de uma gratificação, e sim de um direito. Inclusive, ressaltou que os funcionários já deveriam estar recebendo.
O Vereador Roberto Donizetti Cardoso, foi na mesma linha, acrescentando que o secretário não tem que escolher e indicar, quem faz o uso da moto no serviço, tem que receber.
O Vereador Sérgio Eugênio Silva, disse que poderia vir outro projeto, melhor elaborado, que contemplasse questões importantes como insalubridade.
Já o Vereador Geraldo José Prado, destacou que é um projeto que merece um olhar mais cuidadoso e mais uma vez chamou atenção dizendo que o Projeto não passou pelas comissões.
Por fim, após duas emendas do Vereador e Secretário da Mesa Diretora, Maycon Douglas Vitor Machado, o Projeto foi aprovado por unanimidade, embora algumas críticas construtivas tenham sido feitas em relação à redação do Projeto de Lei.
CONFIRA O QUE FOI ALTERADO ATRAVÉS DA EMENDA MODIFICATIVA:
Retirou o trecho “indicação em lista nominal” e acrescentou “uso habitual e autorização escrita do secretário e ou diretor”.




Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar