Política
Câmara recebe visita do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais

Na tarde de ontem, terça-feira (18), a Câmara Municipal de Três Pontas recebeu a visita do secretário Executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG), Bruno Araújo Oliveira, acompanhado pelo assessor da SEDE-MG, Vinicius Couto. O encontro ocorreu às 15 horas nas dependências da Casa Legislativa.
Na ocasião, Bruno foi recebido pelas seguintes autoridades municipais: Presidente da Câmara, Myller Bueno de Andrade; Prefeito de Três Pontas, Luis Carlos da Silva e o Vice-prefeito de Três Pontas, Maycon Douglas Vitor Machado. O secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico de Três Pontas, Sérgio Vitor Nogueira, também participou, assim como vereadores e a Casa da Cultura que prestigiaram o encontro no Plenário Presidente Tancredo Neves.
O secretário do estado participou de uma reunião sobre oportunidades e potenciais de desenvolvimento para o município. No Plenário, Bruno Araújo elogiou Três Pontas e destacou alguns tópicos como os Programas “Minas livre para crescer”, “Cidades do futuro” e a Regularização Fundiária Urbana (Reurb).
No início do seu discurso, o chefe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado apontou para a importância de tratar de forma igualitária todos aqueles que geram emprego e renda. “Nós temos essa visão de atender todo mundo de forma igual. Um exemplo que eu gosto de falar, é que nós temos dentro da Secretaria, uma diretoria de artesanato e de mineração. Nós temos a mesma estrutura para atender esses dois tipos de pessoa que geram emprego e renda para o estado. Então, nós atendemos o grande e pequeno da mesma forma”.
Ainda segundo o secretário, todos estão dispostos a participar do desenvolvimento de Três Pontas. “Nós estamos à disposição para o que for necessário, é claro que nosso foco maior enquanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico é deixar o ambiente melhor para os negócios, atrair mais investimentos e gerar profissionais mais qualificados”, explanou Bruno
A Câmara presenteou Bruno Araújo com produtos locais, tanto produzidos pela Cooperativa Cocatrel, quanto a cachaça “Divina Cana”, premiada internacionalmente em Bruxelas na Bélgica. Ademais, um dos objetivos dessa visita foi promover uma aproximação entre a gestão pública e a realidade local de cada cidade, através do diálogo e do trabalho em conjunto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Três Pontas



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;