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Política

Câmara aprova recursos para área da Saúde

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Em Sessão Ordinária transcorrida na noite de ontem, segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou 15 (quinze) Projetos de Lei que beneficiam a área da saúde municipal. As proposições tratavam de aberturas de crédito para inúmeras atividades, como compra para materiais de consumo, pagamento da folha de servidores, aquisição de equipamentos, etc. Confira abaixo os itens aprovados para área da saúde:

 

Ø  Projeto de Lei do Executivo 051/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município, no valor de R$ 717.867,04. O objetivo é garantir o reforço orçamentário e financeiro necessário para o pagamento da folha mensal dos servidores que atuam nos serviços especializados ambulatoriais.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 054/202, que tem por finalidade abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Município, no valor de R$ 8.500,00 com base no excesso de arrecadação, para reforço orçamentário e financeiro objetivando repasse a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

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Ø  Projeto de Lei do Executivo 056/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município, no valor de R$ 8.713,76 destinados ao custeio de ações e serviços de saúde, como a aquisição de materiais de consumo para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), tais como seringas, luvas, soros, materiais de limpeza, dentre outros insumos essenciais para a garantia do bom funcionamento de atendimento de excelência aos munícipes.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 058/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento, no valor de R$ 235.268,83 que serão utilizados na aquisição de materiais de consumo para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), tais como seringas, luvas, soros, materiais de limpeza, dentre outros insumos essenciais para a qualidade de atendimento à população trespontana.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 059/2025, que tem finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento, no valor de R$ 7.875,92 que serão destinados para aquisição de antenas e receptores para instalação de internet para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) no intuito de garantir a educação permanente e continuada dos gestores e profissionais da área da atenção primária à saúde.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 060/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento no valor de R$ 484.333,39 para aquisição de materiais, bens ou serviços de distribuição gratuita, incluindo medicamentos da Assistência Farmacêutica Básica, bem como à aquisição de materiais de consumo para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tais como seringas, luvas, soro, materiais de limpeza, dentre outros insumos essenciais para o bom atendimento da população.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 061/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento no valor de R$ 6.680,38 que serão repassados à APAE, para o custeio dos serviços prestados no Centro Especializado em Reabilitação (CER).

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Ø  Projeto de Lei do Executivo 062/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município, no valor de R$ 41.407,04 que serão destinados à aquisição de materiais, bens ou serviços para distribuição gratuita aos munícipes, conforme o Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 063/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município, no valor de R$ 669.401,59 visando garantir o reforço orçamentário e financeiro necessário para o pagamento da folha mensal dos servidores da Saúde que atuam na Assistência Farmacêutica Ambulatorial.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 064/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Município no valor de R$ 124.089,98 que serão destinados ao custeio de serviços de saúde, incluindo exames, consultas e demais atendimentos à população.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 065/2025, que  tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município, no valor de R$ 246.510,33 para pagamento da folha mensal dos servidores públicos que atuam na Assistência Farmacêutica.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 066/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional suplementar por superávit financeiro (no valor de R$ 9.273,69 que destina-se à manutenção da frota de veículos da saúde, garantindo a continuidade e a segurança do transporte eletivo diário de pacientes que necessitam de deslocamento para atendimento médico em outros municípios.

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Ø  Projeto de Lei do Executivo 067/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial com base em superávit financeiro no valor de R$ 107.884,64 proveniente do saldo remanescente após a aquisição do veículo destinado ao Projeto Vacimóvel. Os recursos remanescentes serão empregados na compra de equipamentos essenciais para a estruturação e aprimoramento das salas de vacina, incluindo aparelhos de ar-condicionado, computadores, nobreaks, câmaras frias e termômetros, garantindo melhores condições para o armazenamento e a aplicação de imunizantes.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 068/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial com base em superávit financeiro, no valor de R$ 289.541,25 para o reforço orçamentário da folha de pagamento dos servidores e para a aquisição de materiais de consumo essenciais ao funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, tais como materiais de papelaria para atividades terapêuticas, itens de higiene e limpeza, entre outros insumos necessários à manutenção dos serviços contínuos prestados à população.

Ø  Projeto de Lei do Executivo 069/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial com base em superávit financeiro, no valor de R$ 112.635,36 (cento e doze mil, seiscentos e trinta e cinco reais e trinta e seis centavos), para reforço orçamentário da folha de pagamento dos servidores que atuam na Vigilância Sanitária.

 

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Três Pontas será dia 24 de março às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.

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Verbas para o Esporte são aprovadas pela Câmara

 

Na última segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou dois Projetos de Lei para o esporte municipal. Ambas as proposições, versavam sobre abertura de crédito.

O primeiro PL apreciado foi o Projeto de Lei do Executivo 052/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento municipal vigente, no valor de R$ 204.461,37 visando dar continuidade em investimentos no esporte local, tais como: obras e instalações para a Quadra do Bairro Catumbi; equipamentos e material permanente para aquisição da Academia ao Ar Livre do Bairro Santa Marta; aquisição de material de consumo para o Campo do Vila no Bairro Santa Edwiges e obras e instalações para melhorias no Campo do TAC.

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Confira abaixo como ficou a divisão dos investimentos desses recursos:

 

Ø  Infraestrutura da quadra do Bairro Catumbi: R$ 140.000,00

Ø  Infraestrutura da academia ao ar livre do Bairro Santa Marta: R$ 40.000,00

Ø  Infraestrutura do Campo do Vila no Bairro Jardim Edwiges: R$ 15.961,37

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Ø  Infraestrutura do Campo do TAC no Centro: R$ 8.500,00

 

Vale informar que estes recursos são oriundos de emendas destinadas pelo Deputado Estadual Mário Henrique “Caixa”.

 

O segundo PL apreciado foi o Projeto de Lei do Executivo 057/2025, que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município, no valor de R$ 15.478,47. O objetivo é reforçar o orçamento e garantir os recursos financeiros necessários para a continuidade do contrato de prestação de serviços n. 245/2023, que tem como objeto a reforma dos banheiros da Quadra Poliesportiva Joaquim Cardoso, situada na Rua Godofredo Rangel, n. 241, com fornecimento de materiais, mão de obra e tudo que se fizer necessário para a perfeita execução dos serviços.

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Câmara aprova Projeto que declara o IMIDES como Utilidade Pública Municipal

 

Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou o Projeto de Lei do Executivo 048/2025, que declara como utilidade pública municipal o Instituto Mineiro de Desenvolvimento Sociocognitivo – IMIDES. Com essa Titularidade, o IMIDES poderá ser contemplado com recursos públicos e uma série de benefícios, assim consequentemente potencializar sua atuação. 

Para entender a importância da Titularidade neste PL, é necessário retroagir no tempo. Tudo começou em 2023, após professoras (psicopedagogas) da rede pública se depararem com uma sala de aula com alunos que possuíam dificuldades no aprendizado. Diante desse cenário, elas procuraram formação para lidar com situações especiais, naquele momento encontraram o CEDES (Centro de Desenvolvimento Sociocognitivo) em Goiânia. O CEDES é uma franquia que tem por metodologia de trabalho uma tríade, o “psico”, o “social” e a PNL (Programação Neurolinguística).

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Contudo, em dezembro de 2023, o CEDES teve sua franquia aberta em Três Pontas, mas em maio de 2024 o CEDES se tornou IMIDES (Instituto Mineiro de Desenvolvimento Sociocognitivo) devido à necessidade, uma vez que a Presidente Camila Rafaela Ferreira Ramos e a Diretora Administrativa Maria Lúcia da Costa Ramos perceberam que as famílias não tinham condições de arcar com os custos, e uma forma de mitigar os valores era se transformar em um instituto para adquirir recursos a fim de atender essa demanda.

Atualmente, o IMIDES não se desvinculou do CEDES, uma vez que sua metodologia já citada é abrangente e qualificada. Ademais, o Instituto é uma entidade sem fins lucrativos, com trabalho voltado à proteção, inclusão, valorização e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Abertura de crédito para pavimentação de trecho da estrada que liga o Quilombo ao Pontalete é aprovada

Na noite da última segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Três Pontas, aprovou o Projeto de Lei do Executivo 055/2025, que versa sobre abertura de crédito adicional especial no orçamento do município no valor de R$ 589.859,11 para pavimentação asfáltica de trecho da Estrada Municipal Prefeito Glimaldo Paiva.

A obra de asfaltamento no trecho que liga os Distritos do Quilombo Nossa Senhora do Rosário ao Pontalete teve início no dia 28 de agosto de 2024. A via possui cerca de 8km, e é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico de Três Pontas, uma vez que conecta a zona urbana ao Lago de Furnas.

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Um dos objetivos da propositura é celebrar o Termo Aditivo de aumento de meta para tal obra, no âmbito do Convênio n. 907863/2020, celebrado entre o município de Três Pontas/MG e o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Importante ressaltar que essa adequação para o aumento de meta, está baseada na utilização do saldo remanescente do valor da parceria entre os entes citados.

 

Projeto que redireciona recursos para Unidades Escolares é aprovado pela Câmara

 

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Em Sessão Ordinária realizada na noite de segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou o Projeto de Lei do Executivo 053/2025, que versa sobre o redirecionamento de recursos, inicialmente previstos para outros fins, para a aquisição de materiais de consumo essenciais às atividades pedagógicas das unidades E.M. PROF. NILDA RABELLO REIS e CMEI PEDACINHO DO CÉU.

O valor do recurso é de R$ 45.000,00 que será dividido da seguinte forma:

 

Ø  EM. PROF. NILDA RABELLO REIS (CAIC): R$ 30.000,00

Ø  CMEI PEDACINHO DO CÉU: R$ 15.000,00

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O valor do montante é baseado na anulação de dotação orçamentária. Em outras palavras, esse redirecionamento de recursos se justifica devido a mudanças nas prioridades, situações emergenciais e ajustes no planejamento de execução, de acordo com a justificativa do Projeto. Esses valores serão destinados para aquisição de materiais visando o melhor funcionamento das atividades pedagógicas.

 

Câmara aprova abertura de crédito para cobrir anulação realizada no orçamento do exercício de 2025 do SAAE

 

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A Câmara Municipal de Três Pontas aprovou na última segunda-feira (17), o Projeto de Lei do Executivo 038/2025, que trata da abertura de crédito para cobrir a anulação realizada no orçamento do exercício de 2025 do SAAE. Confira abaixo o resumo do Projeto:

 

“A presente proposição tem por finalidade abertura de crédito adicional suplementar para cobrir despesas com a contratação por tempo determinado de servidores com o objetivo de suprir vacância de cargos devido a aposentadorias, falecimento e exoneração de servidores na Autarquia e, também cobrir despesas com o fornecimento de energia elétrica e uso do sistema de distribuição pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Três Pontas. Ademais, comunicamos que foi anulada a quantia de R$ 2.658.578,54 (dois milhões, seiscentos cinquenta oito mil, quinhentos e setenta e oito reais e cinquenta e quatro centavos) do orçamento do SAAE, em conformidade com a Lei nº 6.056/2024 e o Decreto nº 13.648/2024, para a abertura de crédito especial no orçamento do Poder Executivo, relacionado à operação de crédito “Avançar Cidades”, destinada a obra de saneamento básico, especificamente à duplicação da captação da Sete Cachoeiras, assim deste modo será necessária a abertura de crédito adicional suplementar para cobrir a anulação realizada no orçamento do exercício de 2025 do SAAE. “

 

A título de explicação, essa abertura de crédito se faz necessária para cobrir a anulação no valor de R$ 2.658.578,54. Portanto, não se trata de um acréscimo no montante para a operação “Avançar Cidades”, e sim mais uma adequação no orçamento.

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Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara Municipal

Política

Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

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Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal

de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do

Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de

estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.

Confira abaixo o resumo do PL:

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“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.

Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.

A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:

“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.

Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações

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O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo

os critérios mais importantes:

DAS OCUPAÇÕES

● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante

o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;

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● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18

horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;

● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser

sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;

● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada

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pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados

pelo Poder Executivo Municipal;

Os povos originários (indígenas);

Os negros;

Os portugueses.

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Política

Polícia Civil foi tema na Tribuna Livre da Câmara

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A Câmara Municipal de Três Pontas atendeu em Sessão Ordinária realizada ontem, segunda-feira (14),  a solicitação do Delegado de Polícia Dr. Gustavo Gomes para discursar na Tribuna Livre. Além de Gustavo, o novo Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira, fez uso da palavra. Ambas as autoridades de segurança explicaram sobre o legado da PC e os novos desafios.

 

Delegado Dr. Gustavo Gomes

 

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Na introdução do seu discurso, Dr. Gustavo Gomes deixou claro que não se trata de uma despedida, mas sim de dever cumprido à frente da administração da Delegacia Civil. A título de informação, o Delegado assumirá o comando da Delegacia Rural em Varginha. Diante dessa mudança de ciclo, na última quarta-feira saiu sua transferência em diário oficial.

No entanto, a delegacia rural atuará em âmbito regional, incluindo a comarca de Três Pontas. Ainda no campo do agro, Dr. Gustavo Gomes enalteceu a importância dessa conquista para a região de Três Pontas. “Uma vitória muito grande política, não para trazer a sede da delegacia rural, mas para trazer o núcleo de investigação”.

Uma equipe de investigadores ficará exclusivamente por conta da atuação em Três Pontas e Santana da Vargem. E a outra equipe estará vinculada à delegacia rural, em atuação regional.

Ao final, o delegado de polícia leu um discurso que publicou em sua rede social, e fez questão de falar do acolhimento como uma marca importante, inclusive da Câmara. “A gente iniciou todo tipo de discussão que havia sobre segurança pública, sobre investimento e os resultados que a gente iria trazer. Cito aqui o fortalecimento do CONSEP (Conselho de Segurança Pública de Três Pontas), a união entre as policias aqui, Militar, Penal, isso foi construído e possível aqui dentro (Câmara)”, finalizou o Dr. Gustavo.

 

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Novo Delegado de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira

 

Em seu primeiro pronunciamento oficial como Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, o Dr. Guilherme foi ponderado ao falar da responsabilidade de assumir o posto tão bem ocupado pelo Dr. Gustavo.

 “Em um primeiro momento fiquei um pouco receoso, porque sem dúvida nenhuma é o maior desafio da minha vida profissional, não só por estar em uma cidade maior, próxima da minha cidade (Boa Esperança), mas por suceder o Dr. Gustavo que fez um grande serviço, não só para Três Pontas, mas reconhecido em todo o estado de Minas Gerais e inúmeras vezes agraciado com prêmios pela chefia da Polícia Civil e outras autoridades”, iniciou o novo delegado.

Após dialogar com lideranças e autoridades da cidade, Dr. Guilherme se tranquilizou. “Todos, sem exceção nenhuma, pensam em prol de Três Pontas, no benefício do cidadão e como fazer Três Pontas se tornar cada dia melhor”.

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Em linhas gerais, em ambos os discursos, os delegados enxergam na Casa Legislativa uma base possível para melhoria contínua da segurança local. A Câmara tem sido atuante, viabilizando recursos como emendas positivas ou autorizando investimento do executivo, repasses, entre outras formas. Um grande objetivo da Polícia Civil é impactar diretamente na sensação de segurança e redução de crimes, certamente o Poder Legislativo tem sido e continuará sendo um grande aliado.

Legislativo aprova projeto que visa aumentar a democratização na formação do CONDES

 

Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou três Projetos de Lei por unanimidade e retirou uma proposição da pauta de votações.

 

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Projeto do CONDES é aprovado

 

Na Ordem do Dia, três Projetos foram apreciados, o que mais chamou atenção entre as proposições aprovadas foi o Projeto que versa sobre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES.

O Projeto de Lei do Executivo 093/2025 tem por finalidade enriquecer a formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas com a adequação de forma igualitária de 05 (cinco) membros dos setores públicos, privado e da sociedade civil.

Os conselhos contribuem para a definição dos planos de ação que envolve todo município. Eles atuam levando em consideração a realidade local, visando sempre a participação popular junto a administração pública. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas não é diferente, está adequado à finalidade de estimular a participação dos munícipes em temas sensíveis para coletividade. Vale enfatizar que o objetivo da proposição é tornar o Conselho mais democrático, inclusive com o acréscimo de membro de cooperativa agropecuária, uma vez que o agro é pujante no município.

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Confira abaixo, como fica ficará estabelecida a divisão dentro do conselho:

 

*São conselheiros titulares, representantes dos seguimentos abaixo estabelecidos, sendo respeitada a mesma indicação para conselheiros suplentes:

I – 5 (cinco) representantes do Poder Público, sendo:

a) 4 (quatro) representantes do Poder Executivo Municipal;

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b) 1 (um) representante do Poder Executiva Estadual, preferencialmente, indicado pela EMATER.

II – 5 (cinco) representantes da sociedade civil, sendo:

a) 1 (um) representante das Associações de Bairros ou Moradores;

b) 1 (um) representante dos Sindicatos Patronais ou de Trabalhadores;

c) 1 (um) representante dos Clubes de Serviços e Voluntariado;

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d) 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG.

e) 1 (um) representante das Instituições de Ensino Superior Privado estabelecidas no município.

III – 5 (cinco) representantes dos setores produtivos, sendo:

a) 1 (um) representante da Associação Comercial e Empresarial;

b) 1 (um) representante da Associação de Profissionais da Engenharia.

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c) 3 (três) representantes de Cooperativas Agropecuárias e de Crédito de produtores estabelecida no município.

 

Outros Projetos na Pauta

 

Ø  O Projeto de Lei do Executivo 092/2025 tem por finalidade ajustes e modernização na Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC para auxiliar o órgão no processamento administrativo, sendo certo que o Município editará Decreto para regulamentar o Processo Administrativo Sancionatório conduzido pelo PROCON;

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Ø  O Projeto de Lei do Legislativo 005/2025, de autoria do vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó) tem por finalidade denominar “Rua Cecília Blanco Garcia Araújo”, as Ruas Quatro do Loteamento Califórnia II e Rua Três do Loteamento Residencial Angelina de Melo Tavares, que tem o seu início em área não loteada e término na Rua José Maria Tavares, neste Município.

 

Como já antecipado no preâmbulo da presente matéria, uma proposição foi retirada na Ordem do Dia, ou seja, não foi votada. Trata-se do Projeto de Lei do Legislativo 004/2025, de autoria do vereador Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) que tem por finalidade a prorrogação por mais 24 meses no prazo para adequação dos veículos utilizados por plataformas digitais no transporte remunerado privado individual de passageiros.

O presidente da Câmara, Myller Bueno de Andrade, em sua atribuição, retirou o Projeto em ato discricionário e explicou que irá chamar os representantes de cada aplicativo para uma conversa, no intuito compreender as reais necessidades da classe.

A próxima sessão ordinária da Câmara transcorrerá no dia 24 de abril, quinta-feira, às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.

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Política

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves

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AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO 2026

Na tarde desta sexta-feira (11), a fase inicial da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves. Vale informar que essa LDO foi apresentada pelo Poder Executivo, Legislativo e autarquias SAAE e IPREV para fase inicial de elaboração para ser consolidada pela Prefeitura e encaminhada até o dia 15 para o Poder Legislativo.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara presidiu o encontro que contou com a participação dos vereadores: Francisco Fabiano Diniz Júnior (Popó), Daniel de Paula Rodrigues, Maciel Ramos, Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) e Valéria Evangelista Oliveira. Ademais, os Contadores da Casa legislativa, Rodrigo Marques Pereira e Luis Eduardo da Silva Souza também estiveram presentes.

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal

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