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Política

Câmara aprova Projeto que aumenta o valor do auxílio financeiro aos usuários que fazem tratamento fora do domicílio

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Na noite de ontem, segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou o
Projeto de Lei (PL) nº 155 que versa sobre o aumento do valor do auxílio financeiro aos
usuários que fazem tratamento fora do domicílio. Embora o PL tenha sido aprovado por
unanimidade, os Parlamentares questionaram o baixo valor acrescido, considerado
insuficiente pelos mesmos Edis. Confira abaixo o PL na íntegra:
Projeto de Lei do Executivo 155/2024 – Fase única de discussão e votação
Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 3.377 de 24 de abril de 2013 que “Institui o Programa de
Tratamento Fora do Domicílio através de auxílio financeiro aos usuários do Sistema Único
de Saúde, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, e dá outras providências”.
Súmula: “A presente proposição tem por finalidade alterar a Lei Municipal nº 3.377, de 24 de
abril de 2013, para regulação e normatização de todas as proibições quanto a utilização
correta dos veículos oficiais, bem como seus encaminhamentos”.
Autoria: Executivo Municipal
Confira abaixo os valores que foram alterados com a aprovação do Projeto:
Diária sem pernoite e sem acompanhante: era 10,00 e passa para 19,00
Diária sem pernoite com acompanhante: era 20,00 e passa para 37,00
Diária com pernoite e sem acompanhante: era 30,00 e passa para 56,00
Diária com pernoite e com acompanhante – era 40,00 e passa para 75,00
Vereadores consideram o aumento importante, porém o reajuste é baixo
Como informado, o PL foi aprovado por unanimidade. No entanto, os Edis consideraram o
valor irrisório diante da necessidade e importância de tal Projeto. Confira abaixo a discussão
dos Vereadores sobre o PL:
*As falas são textualmente separadas e alguns trechos contém fala em 1ª pessoa para
tornar o texto mais fidedigno
Sérgio Eugênio Silva: O experiente Vereador Sérgio, pediu que fosse feita a leitura dos
antigos e atuais valores, na visão do Parlamentar, embora não sejam os valores desejados,
pelo menos melhorou e em alguns casos quase dobrou. (Valores solicitados pelo Vereador
Sérgio, estão divulgados acima).
Geraldo José Prado: O Vereador Coelho do Bar, disse que o valor ainda é baixo, mas que
está melhor que em outros municípios. Coelho, deixou claro que o dinheiro é do povo e
parabenizou o Prefeito Marcelo Chaves por se preocupar com a população na hora da
doença.
Luciano Reis Diniz: em tom de ironia, Luciano externou que realmente 19 reais dá para
comer. O Prefeito deveria ter vergonha de mandar um Projeto desses, já que ele tem uma
diária boa para viajar, no dia que a pessoa precisar viajar, pede para o Prefeito inteirar.
Vamos votar porque é melhor do que nada, mas é um absurdo.
Roberto Donizetti Cardoso: Robertinho, disse que com 10 reais você não come um lanche e
os 19 reais é um sanduíche e olhe lá. Aí o cara vai sair daqui para fazer um tratamento fora,
está debilitado, doente, como ele vai ficar o dia todo e se for posar, vai ter que ficar na rua, a
pessoa vai passar fome. A gente vota porque é melhor que nada, deveria ter vergonha. O
Vereador falou em indignação, na sua visão o ser humano é igual, Robertinho pediu que se
observe as diárias do Prefeito, até mesmo do Vereador, compara com as pessoas doentes,
precisamos pensar no próximo. Como o Projeto chegou desse jeito, temos que votar sim ou
não, é melhor ir no sim porque se não vai ganhar só 10 reais.
Maycon Douglas Vitor Machado: o Secretário da Mesa Diretora disse que esse reajuste foi
uma cobrança dos Vereadores, inclusive dele próprio que até havia enviado ofício. Para
Maycon, embora seja um valor pequeno e irrisório, é melhor do que estava, poderia ser algo
melhor, mas o Edil vê como um passo positivo porque certamente vai diminuir as despesas
que eles (usuários) tinham. E disse que os Vereadores vão continuar mantendo essa
atenção e cobrança, buscando essa empatia que é tão necessária.
Geraldo José Prado: nós estivemos com Teresa (Secretária de Saúde) e Marcelo (Prefeito),
tem cidade que paga menos, já é uma melhoria, não é muito, mas é tudo na hora certa, o
primeiro passo foi dado. Isso veio de anos de mandatos passados, esse (atual mandato)
não é o culpado, esse está dando o aumento, eu acho pouco, mas o pontapé foi dado, dias
melhores virão.
Roberto Donizetti Cardoso: Robertinho, aproveitou a oportunidade e externou que recebeu
denúncia que o portal da transparência da Prefeitura estava atrasado desde 2021, pediu
que um ofício solicitando informações sobre os gastos com diárias do Prefeito e Vice neste
ano de 2024 fosse enviado ao Poder Executivo.
Antônio Carlos de Lima: o Presidente da Câmara concorda que o valor realmente é baixo,
mas salientou que deveria ser melhor. Ademais, Antônio comunicou que essa lei é de 2013,
ou seja, estava há mais de 10 anos sem um reajuste.
Paulo Vitor da Silva: Paulinho, disse que nós já tivemos valores superiores em outros
tempos, estou falando de 8 anos atrás, chegou um PL diminuindo esses valores. Esse
recurso de tratamento fora do domicílio, fizeram até a comparação com outros municípios,
mas esse recurso vem do Governo para o Município, fazem uma média, mas nada impede
que o município possa colocar recurso próprio. Quando falamos de diária, também faz o
custo, Prefeito não dá as coisas, isso é recurso do povo, ninguém gosta de ganhar salário
mínimo, mas muitas pessoas ganham, claro que se puder, é melhor ganhar mais. Aqui a
gente apenas tendo o orçamento, fazemos o recurso que vem para o município. Eu sei que
faz outras coisas com o recurso próprio, mas para esse fim faz somente com recurso do
Federal e parcela do Estadual. Qual a contribuição do município, nenhuma, não existe.
Deveríamos trabalhar para essa questão.
Roberto Donizetti Cardoso: disse que tem um órgão aqui (Três Pontas) que diz que
fiscaliza, mas só fiscaliza a Câmara.
Luciano Reis Diniz: sugeriu a possibilidade de mandar email para o Observatório Social de
Três Pontas, a fim de analisar essa questão do Portal de Transparência da Prefeitura.
A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Três Pontas será na Segunda-feira
(17) às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.

Política

Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

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Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal

de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do

Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de

estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.

Confira abaixo o resumo do PL:

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“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.

Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.

A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:

“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.

Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações

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O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo

os critérios mais importantes:

DAS OCUPAÇÕES

● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante

o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;

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● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18

horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;

● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser

sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;

● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada

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pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados

pelo Poder Executivo Municipal;

Os povos originários (indígenas);

Os negros;

Os portugueses.

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Política

Polícia Civil foi tema na Tribuna Livre da Câmara

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A Câmara Municipal de Três Pontas atendeu em Sessão Ordinária realizada ontem, segunda-feira (14),  a solicitação do Delegado de Polícia Dr. Gustavo Gomes para discursar na Tribuna Livre. Além de Gustavo, o novo Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira, fez uso da palavra. Ambas as autoridades de segurança explicaram sobre o legado da PC e os novos desafios.

 

Delegado Dr. Gustavo Gomes

 

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Na introdução do seu discurso, Dr. Gustavo Gomes deixou claro que não se trata de uma despedida, mas sim de dever cumprido à frente da administração da Delegacia Civil. A título de informação, o Delegado assumirá o comando da Delegacia Rural em Varginha. Diante dessa mudança de ciclo, na última quarta-feira saiu sua transferência em diário oficial.

No entanto, a delegacia rural atuará em âmbito regional, incluindo a comarca de Três Pontas. Ainda no campo do agro, Dr. Gustavo Gomes enalteceu a importância dessa conquista para a região de Três Pontas. “Uma vitória muito grande política, não para trazer a sede da delegacia rural, mas para trazer o núcleo de investigação”.

Uma equipe de investigadores ficará exclusivamente por conta da atuação em Três Pontas e Santana da Vargem. E a outra equipe estará vinculada à delegacia rural, em atuação regional.

Ao final, o delegado de polícia leu um discurso que publicou em sua rede social, e fez questão de falar do acolhimento como uma marca importante, inclusive da Câmara. “A gente iniciou todo tipo de discussão que havia sobre segurança pública, sobre investimento e os resultados que a gente iria trazer. Cito aqui o fortalecimento do CONSEP (Conselho de Segurança Pública de Três Pontas), a união entre as policias aqui, Militar, Penal, isso foi construído e possível aqui dentro (Câmara)”, finalizou o Dr. Gustavo.

 

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Novo Delegado de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira

 

Em seu primeiro pronunciamento oficial como Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, o Dr. Guilherme foi ponderado ao falar da responsabilidade de assumir o posto tão bem ocupado pelo Dr. Gustavo.

 “Em um primeiro momento fiquei um pouco receoso, porque sem dúvida nenhuma é o maior desafio da minha vida profissional, não só por estar em uma cidade maior, próxima da minha cidade (Boa Esperança), mas por suceder o Dr. Gustavo que fez um grande serviço, não só para Três Pontas, mas reconhecido em todo o estado de Minas Gerais e inúmeras vezes agraciado com prêmios pela chefia da Polícia Civil e outras autoridades”, iniciou o novo delegado.

Após dialogar com lideranças e autoridades da cidade, Dr. Guilherme se tranquilizou. “Todos, sem exceção nenhuma, pensam em prol de Três Pontas, no benefício do cidadão e como fazer Três Pontas se tornar cada dia melhor”.

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Em linhas gerais, em ambos os discursos, os delegados enxergam na Casa Legislativa uma base possível para melhoria contínua da segurança local. A Câmara tem sido atuante, viabilizando recursos como emendas positivas ou autorizando investimento do executivo, repasses, entre outras formas. Um grande objetivo da Polícia Civil é impactar diretamente na sensação de segurança e redução de crimes, certamente o Poder Legislativo tem sido e continuará sendo um grande aliado.

Legislativo aprova projeto que visa aumentar a democratização na formação do CONDES

 

Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou três Projetos de Lei por unanimidade e retirou uma proposição da pauta de votações.

 

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Projeto do CONDES é aprovado

 

Na Ordem do Dia, três Projetos foram apreciados, o que mais chamou atenção entre as proposições aprovadas foi o Projeto que versa sobre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES.

O Projeto de Lei do Executivo 093/2025 tem por finalidade enriquecer a formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas com a adequação de forma igualitária de 05 (cinco) membros dos setores públicos, privado e da sociedade civil.

Os conselhos contribuem para a definição dos planos de ação que envolve todo município. Eles atuam levando em consideração a realidade local, visando sempre a participação popular junto a administração pública. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas não é diferente, está adequado à finalidade de estimular a participação dos munícipes em temas sensíveis para coletividade. Vale enfatizar que o objetivo da proposição é tornar o Conselho mais democrático, inclusive com o acréscimo de membro de cooperativa agropecuária, uma vez que o agro é pujante no município.

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Confira abaixo, como fica ficará estabelecida a divisão dentro do conselho:

 

*São conselheiros titulares, representantes dos seguimentos abaixo estabelecidos, sendo respeitada a mesma indicação para conselheiros suplentes:

I – 5 (cinco) representantes do Poder Público, sendo:

a) 4 (quatro) representantes do Poder Executivo Municipal;

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b) 1 (um) representante do Poder Executiva Estadual, preferencialmente, indicado pela EMATER.

II – 5 (cinco) representantes da sociedade civil, sendo:

a) 1 (um) representante das Associações de Bairros ou Moradores;

b) 1 (um) representante dos Sindicatos Patronais ou de Trabalhadores;

c) 1 (um) representante dos Clubes de Serviços e Voluntariado;

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d) 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG.

e) 1 (um) representante das Instituições de Ensino Superior Privado estabelecidas no município.

III – 5 (cinco) representantes dos setores produtivos, sendo:

a) 1 (um) representante da Associação Comercial e Empresarial;

b) 1 (um) representante da Associação de Profissionais da Engenharia.

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c) 3 (três) representantes de Cooperativas Agropecuárias e de Crédito de produtores estabelecida no município.

 

Outros Projetos na Pauta

 

Ø  O Projeto de Lei do Executivo 092/2025 tem por finalidade ajustes e modernização na Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC para auxiliar o órgão no processamento administrativo, sendo certo que o Município editará Decreto para regulamentar o Processo Administrativo Sancionatório conduzido pelo PROCON;

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Ø  O Projeto de Lei do Legislativo 005/2025, de autoria do vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó) tem por finalidade denominar “Rua Cecília Blanco Garcia Araújo”, as Ruas Quatro do Loteamento Califórnia II e Rua Três do Loteamento Residencial Angelina de Melo Tavares, que tem o seu início em área não loteada e término na Rua José Maria Tavares, neste Município.

 

Como já antecipado no preâmbulo da presente matéria, uma proposição foi retirada na Ordem do Dia, ou seja, não foi votada. Trata-se do Projeto de Lei do Legislativo 004/2025, de autoria do vereador Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) que tem por finalidade a prorrogação por mais 24 meses no prazo para adequação dos veículos utilizados por plataformas digitais no transporte remunerado privado individual de passageiros.

O presidente da Câmara, Myller Bueno de Andrade, em sua atribuição, retirou o Projeto em ato discricionário e explicou que irá chamar os representantes de cada aplicativo para uma conversa, no intuito compreender as reais necessidades da classe.

A próxima sessão ordinária da Câmara transcorrerá no dia 24 de abril, quinta-feira, às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.

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Política

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves

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AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO 2026

Na tarde desta sexta-feira (11), a fase inicial da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves. Vale informar que essa LDO foi apresentada pelo Poder Executivo, Legislativo e autarquias SAAE e IPREV para fase inicial de elaboração para ser consolidada pela Prefeitura e encaminhada até o dia 15 para o Poder Legislativo.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara presidiu o encontro que contou com a participação dos vereadores: Francisco Fabiano Diniz Júnior (Popó), Daniel de Paula Rodrigues, Maciel Ramos, Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) e Valéria Evangelista Oliveira. Ademais, os Contadores da Casa legislativa, Rodrigo Marques Pereira e Luis Eduardo da Silva Souza também estiveram presentes.

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal

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