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Política

Câmara aprova Projeto de Lei que reajusta os salários de Prefeito, Secretários e Vereadores para o próximo quadriênio

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Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Três Pontas, que ocorreu na segunda-feira (19), o Parlamento aprovou o Projeto de Lei que reajusta os salários de Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e Vereadores para o quadriênio 2025-2028.
Os Vereadores comentaram positivamente à respeito das inaugurações de Estrada, Avenida e Creche, ocorridas nos últimos dias e apontaram para o ótimo trabalho realizado no município.
Vereadores elogiam inaugurações importantes para o desenvolvimento municipal
Nos últimos dias, mais precisamente a partir do início dessa semana, algumas obras consideradas importantes para o desenvolvimento municpal, foram inauguradas. São elas: Estrada Prefeito Dr. Glimaldo Paiva (Quilombo), Avenida Dr. Antônio Mouro Simões Machado (Foguetinho) e o Centro Municipal de Educação Infantil Professor Mário Fernando de Carvalho.
Todos os vereadores ficaram satisfeitos com essas inaugurações, os Deputados Mário Henrique “Caixa” (Estadual) e Diego Andrade (Federal) foram parabenizados pelo empenho com todos os setores do Município e em especial com o trabalho para concretizar essas obras. O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, Antônio Carlos de Lima, popular Antônio do Lázaro, foi muito elogiado por seus pares, uma vez que trabalhou muito para que essa Estrada ligando o Quilombo Nossa Sra. do Rosário a Três Pontas, fosse pavimentada e que o sonho de anos dos moradores do já citado Distrito, se transformasse em realidade, ao todo são 18km.
Alguns Vereadores, como Luciano Reis Diniz e Luan Donizeti Elias, apontaram para importância econômica dessa via no Quilombo. Assim como os demais Parlamentares entendem que essa Avenida no Foguetinho é fundamental para o escoamento dos produtos trespontanos.
Os Parlamentares Geraldo José Prado e Paulo Vitor da Silva, ficaram satisfeitos com uma nova CMEI que leva o nome do saudoso Professor Mário Fernando de Carvalho. Todos, sem exceção, elogiaram e ficaram orgulhosos dessas obras, inclusive, porque em todas elas teve participação do Poder Legislativo de Três Pontas
Por fim e não menos importante, alguns Vereadores, como Maycon Douglas Vitor Machado e Roberto Donizetti Cardoso, novamente fizeram cobranças. Maycon, fez cobranças em relação ao tema da Dengue, um tema cada vez mais sensível e preocupante. Já Robertinho, fez um discurso firme em relação ao Cemitério Municipal e toda questão em torno da Capina Química.
Dois Projetos foram aprovados na Ordem do Dia
Ao todo, dois (2) Projetos foram aprovados na Ordem do Dia e uma Emenda Modificativa rejeitada. Confira abaixo todos esses itens, discussões e votações:

EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 001, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2024
SEGUNDA EMENDA MODIFICATIVA ao PL 001/2024, que altera o inciso IV do art. 1º, passando este a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º – Os subsídios de que trata esta lei serão pagos mensalmente a partir de janeiro de 2025, fixados os seguintes valores:
IV – para os Vereadores: R$8.001,80 (oito mil e um reais e oitenta centavos)”.
AUTORIA: Vereador Sérgio Eugênio da Silva

Discussão
Sérgio, disse que apresentou essa emenda visando o valor do PL Nº 001, de 02 de Fevereiro de 2024. Na visão do Parlamentar, o ideal seria avaliar os reajustes anuais de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) para todos os servidores do Município. Essa emenda, Sérgio disse que jogou em torno de 10%, um pouco acima do valor para 2025, um pouco acima da inflação, que na verdade é estimativa de inflação. O Vereador considera o valor proposto por sua emenda, justo.
Antônio do Lázaro, discordou da Emenda proposta pelo colega. O Presidente da Câmara, utilizou como argumento o texto da Fixação dos Subsídios dos Deputados Estaduais, mais precisamente a Lei Estadual nº 24.266 de 2022, na qual considera o subsídio do Deputado Estadual no valor de R$ 33.006,39. E na Constituição Federal Art. 29, considera que para o município de 50.001 até 100.000 habitantes, o subsídio máximo dos vereadores corresponderá a 40% do subsídio dos Deputados Estaduais. Portanto, no Caso de Três Pontas, hoje o salário seria de R$ 13.202,55 de acordo com essa Lei. Na visão de Antônio, não estão chegando nem perto desse valor. O Parlamentar disse que essa Lei deveria ser cumprida.
Sérgio, concordou em partes com o Presidente. Deixou claro que essa Lei diz que poderá, não quer dizer que mudará. Sérgio, entende que essa lei não é obrigatória, caso fosse, não passaria pela apreciação do Poder Legislativo Municipal e viria já fixada do Governo Federal. Finalizando sua análise, o Vereador citou o município de Extrema, tendo como objetivo justificar as diferenças orçamentária das cidades, cada cidade tem uma realidade. Sérgio, disse que já vem ajustado ano após ano esse reajuste, acompanhando os servidores municipais, tudo de acordo com o Índice Inflacionário.
Votação: REJEITA POR 6 X 4 (Votos contrários: Luan, Maycon, Luciano, Robertinho, Selena e Flavão)

PROJETO DE LEI Nº 001, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2024
INICIATIVA: Legislativo Municipal
EMENTA: “Fixa os subsídios para o quadriênio 2025 a 2028”.
SÚMULA: A presente proposição tem por finalidade fixar os subsídios para o quadriênio 2025 a 2028 para prefeito, vice-prefeito-, secretários e vereadores.
PROTOCOLO: 06/02/2024
OBSERVAÇÃO: Como ficarão os Salários caso o reajuste seja aprovado – Subsídios pagos mensalmente a partir de janeiro de 2025:
Prefeito: R$ 25.000,00
Vice: R$ 13.000,00
Secretário: R$ 9.800,00
Vereador: R$ 9.800,00

Discussão
Sérgio, declarou voto contrário, mas respeita a opinião de cada um. E pediu que se faça justiça com outros servidores. Ademais, considera que o recurso poderia ser investido em outras áreas.
Votação: APROVADO POR 6 X 4 (Votos Contrários: Sérgio, Robertinho, Popó e Coelho)

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PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 001, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2024
INICIATIVA: Legislativo Municipal
EMENTA: “Altera a Resolução nº 004/2019, que instituiu o ticket alimentação para os servidores da Câmara Municipal de Três Pontas”.
SÚMULA: A presente proposição tem por finalidade revisar o valor atual do ticket alimentação, tendo em vista as perdas inflacionárias notadamente superiores aos reajustes realizados com base no INPC.
PROTOCOLO: 06/02/2024

Discussão
Sérgio, pediu desculpas aos servidores da Casa Legislativa, pois é contrário. Ele acompanha toda indignação dos servidores do município. Sérgio, disse que como servidor público municipal é contra, embora os servidores da Câmara mereçam. Muitos servidores municipais da Prefeitura ligaram para o Parlamentar que faz coro com o posicionamento de seus colegas servidores.
Antônio do Lázaro, falou que o Vale-Alimentação dos servidores da Prefeitura, aumentou em Outubro através de um decreto do Prefeito Marcelo Chaves. Inclusive, Marcelo aumentaria novamente no início de 2024, mas foi aconselhado pelo Procurador do Município que não o fizesse, uma vez que se trata de um ano eleitoral e que o aumento do ano passado ainda é muito recente. Além disso, o Presidente da Câmara pontuou uma observação, na Prefeitura são 1600 funcionários, na Câmara não passa de uma dúzia.
Robertinho, disse que é a favor, mas pediu que olhassem com carinho para o servidor público municipal da Prefeitura, que também merece um aumento no vale-alimentação.
Antônio do Lázaro, fez questão de informar que os Vereadores não recebem esse ticket alimentação.
Sérgio, para finalizar, disse que os poderes são distintos, mas o orçamento é um só e que ele nunca fugiu da responsabilidade.
Votação: APROVADO 9 X 1 (Voto Contrário: Sérgio)

Política

Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

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Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal

de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do

Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de

estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.

Confira abaixo o resumo do PL:

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“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.

Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.

A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:

“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.

Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações

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O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo

os critérios mais importantes:

DAS OCUPAÇÕES

● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante

o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;

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● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18

horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;

● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser

sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;

● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada

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pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados

pelo Poder Executivo Municipal;

Os povos originários (indígenas);

Os negros;

Os portugueses.

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Política

Polícia Civil foi tema na Tribuna Livre da Câmara

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A Câmara Municipal de Três Pontas atendeu em Sessão Ordinária realizada ontem, segunda-feira (14),  a solicitação do Delegado de Polícia Dr. Gustavo Gomes para discursar na Tribuna Livre. Além de Gustavo, o novo Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira, fez uso da palavra. Ambas as autoridades de segurança explicaram sobre o legado da PC e os novos desafios.

 

Delegado Dr. Gustavo Gomes

 

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Na introdução do seu discurso, Dr. Gustavo Gomes deixou claro que não se trata de uma despedida, mas sim de dever cumprido à frente da administração da Delegacia Civil. A título de informação, o Delegado assumirá o comando da Delegacia Rural em Varginha. Diante dessa mudança de ciclo, na última quarta-feira saiu sua transferência em diário oficial.

No entanto, a delegacia rural atuará em âmbito regional, incluindo a comarca de Três Pontas. Ainda no campo do agro, Dr. Gustavo Gomes enalteceu a importância dessa conquista para a região de Três Pontas. “Uma vitória muito grande política, não para trazer a sede da delegacia rural, mas para trazer o núcleo de investigação”.

Uma equipe de investigadores ficará exclusivamente por conta da atuação em Três Pontas e Santana da Vargem. E a outra equipe estará vinculada à delegacia rural, em atuação regional.

Ao final, o delegado de polícia leu um discurso que publicou em sua rede social, e fez questão de falar do acolhimento como uma marca importante, inclusive da Câmara. “A gente iniciou todo tipo de discussão que havia sobre segurança pública, sobre investimento e os resultados que a gente iria trazer. Cito aqui o fortalecimento do CONSEP (Conselho de Segurança Pública de Três Pontas), a união entre as policias aqui, Militar, Penal, isso foi construído e possível aqui dentro (Câmara)”, finalizou o Dr. Gustavo.

 

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Novo Delegado de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira

 

Em seu primeiro pronunciamento oficial como Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, o Dr. Guilherme foi ponderado ao falar da responsabilidade de assumir o posto tão bem ocupado pelo Dr. Gustavo.

 “Em um primeiro momento fiquei um pouco receoso, porque sem dúvida nenhuma é o maior desafio da minha vida profissional, não só por estar em uma cidade maior, próxima da minha cidade (Boa Esperança), mas por suceder o Dr. Gustavo que fez um grande serviço, não só para Três Pontas, mas reconhecido em todo o estado de Minas Gerais e inúmeras vezes agraciado com prêmios pela chefia da Polícia Civil e outras autoridades”, iniciou o novo delegado.

Após dialogar com lideranças e autoridades da cidade, Dr. Guilherme se tranquilizou. “Todos, sem exceção nenhuma, pensam em prol de Três Pontas, no benefício do cidadão e como fazer Três Pontas se tornar cada dia melhor”.

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Em linhas gerais, em ambos os discursos, os delegados enxergam na Casa Legislativa uma base possível para melhoria contínua da segurança local. A Câmara tem sido atuante, viabilizando recursos como emendas positivas ou autorizando investimento do executivo, repasses, entre outras formas. Um grande objetivo da Polícia Civil é impactar diretamente na sensação de segurança e redução de crimes, certamente o Poder Legislativo tem sido e continuará sendo um grande aliado.

Legislativo aprova projeto que visa aumentar a democratização na formação do CONDES

 

Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou três Projetos de Lei por unanimidade e retirou uma proposição da pauta de votações.

 

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Projeto do CONDES é aprovado

 

Na Ordem do Dia, três Projetos foram apreciados, o que mais chamou atenção entre as proposições aprovadas foi o Projeto que versa sobre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES.

O Projeto de Lei do Executivo 093/2025 tem por finalidade enriquecer a formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas com a adequação de forma igualitária de 05 (cinco) membros dos setores públicos, privado e da sociedade civil.

Os conselhos contribuem para a definição dos planos de ação que envolve todo município. Eles atuam levando em consideração a realidade local, visando sempre a participação popular junto a administração pública. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas não é diferente, está adequado à finalidade de estimular a participação dos munícipes em temas sensíveis para coletividade. Vale enfatizar que o objetivo da proposição é tornar o Conselho mais democrático, inclusive com o acréscimo de membro de cooperativa agropecuária, uma vez que o agro é pujante no município.

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Confira abaixo, como fica ficará estabelecida a divisão dentro do conselho:

 

*São conselheiros titulares, representantes dos seguimentos abaixo estabelecidos, sendo respeitada a mesma indicação para conselheiros suplentes:

I – 5 (cinco) representantes do Poder Público, sendo:

a) 4 (quatro) representantes do Poder Executivo Municipal;

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b) 1 (um) representante do Poder Executiva Estadual, preferencialmente, indicado pela EMATER.

II – 5 (cinco) representantes da sociedade civil, sendo:

a) 1 (um) representante das Associações de Bairros ou Moradores;

b) 1 (um) representante dos Sindicatos Patronais ou de Trabalhadores;

c) 1 (um) representante dos Clubes de Serviços e Voluntariado;

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d) 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG.

e) 1 (um) representante das Instituições de Ensino Superior Privado estabelecidas no município.

III – 5 (cinco) representantes dos setores produtivos, sendo:

a) 1 (um) representante da Associação Comercial e Empresarial;

b) 1 (um) representante da Associação de Profissionais da Engenharia.

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c) 3 (três) representantes de Cooperativas Agropecuárias e de Crédito de produtores estabelecida no município.

 

Outros Projetos na Pauta

 

Ø  O Projeto de Lei do Executivo 092/2025 tem por finalidade ajustes e modernização na Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC para auxiliar o órgão no processamento administrativo, sendo certo que o Município editará Decreto para regulamentar o Processo Administrativo Sancionatório conduzido pelo PROCON;

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Ø  O Projeto de Lei do Legislativo 005/2025, de autoria do vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó) tem por finalidade denominar “Rua Cecília Blanco Garcia Araújo”, as Ruas Quatro do Loteamento Califórnia II e Rua Três do Loteamento Residencial Angelina de Melo Tavares, que tem o seu início em área não loteada e término na Rua José Maria Tavares, neste Município.

 

Como já antecipado no preâmbulo da presente matéria, uma proposição foi retirada na Ordem do Dia, ou seja, não foi votada. Trata-se do Projeto de Lei do Legislativo 004/2025, de autoria do vereador Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) que tem por finalidade a prorrogação por mais 24 meses no prazo para adequação dos veículos utilizados por plataformas digitais no transporte remunerado privado individual de passageiros.

O presidente da Câmara, Myller Bueno de Andrade, em sua atribuição, retirou o Projeto em ato discricionário e explicou que irá chamar os representantes de cada aplicativo para uma conversa, no intuito compreender as reais necessidades da classe.

A próxima sessão ordinária da Câmara transcorrerá no dia 24 de abril, quinta-feira, às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.

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Política

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves

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AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO 2026

Na tarde desta sexta-feira (11), a fase inicial da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves. Vale informar que essa LDO foi apresentada pelo Poder Executivo, Legislativo e autarquias SAAE e IPREV para fase inicial de elaboração para ser consolidada pela Prefeitura e encaminhada até o dia 15 para o Poder Legislativo.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara presidiu o encontro que contou com a participação dos vereadores: Francisco Fabiano Diniz Júnior (Popó), Daniel de Paula Rodrigues, Maciel Ramos, Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) e Valéria Evangelista Oliveira. Ademais, os Contadores da Casa legislativa, Rodrigo Marques Pereira e Luis Eduardo da Silva Souza também estiveram presentes.

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal

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