Política
Câmara aprova abertura de crédito de 600 mil reais para atividade de ações de média e alta complexidade que contemplam cirurgias
A Câmara Municipal de Três Pontas aprovou na última segunda-feira (04), a abertura de crédito no valor de R$ 600.000,00 para pagamento de exames médicos e atividade de manutenção para ações de média e alta complexidade que contemplam cirurgias. Outros seis Projetos de Lei foram aprovados durante a Sessão Ordinária.
Expediente Parlamentar
Confira abaixo os destaques dos parlamentares durante o Pequeno Expediente:
Maria Selena Silva
– Informou que destinou várias emendas durante o ano e disse que deseja enviar outros recursos ainda em 2024, em especial para a maternidade, a fim de cobrir partos de cesariana.
Francisco Fabiano Diniz Júnior
– Informou sobre uma boa notícia, o Professor Popó esteve em Belo Horizonte e solicitou ao deputado estadual Noraldino Júnior uma emenda para saúde. O deputado disse que seu gabinete está à disposição de Três Pontas;
– O parlamentar pediu que um ofício fosse enviado para Secretaria de Assistência Social a fim de saber qual finalidade teve uma emenda de R$ 100.000,00 que Popó conseguiu com o deputado federal Diego Andrade. A emenda seria destinada para pequenas reformas nas casas de pessoas simples e humildes, mas não houve esse destino.
Entenda
O vereador Professor Popó, destinou 67,5 mil reais para pequenas reformas há 3 anos. Para conseguir, precisou mudar até o nome da secretaria, que agora é Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. No primeiro ano foram contempladas 12 pessoas, ou seja, 12 casas reformadas, o vereador ficou satisfeito e achou que teria continuidade. Com as chuvas das últimas semanas, o Comitê de Apoio Eficaz recebeu pedido para pequena troca de telha que estava com goteira e questionaram a verba para o vereador. Essa emenda de 100 mil reais que o parlamentar Popó conseguiu através do deputado Diego Andrade, seria para essa finalidade, atender essas pequenas, mas primordiais melhorias. Como se sabe, não foi utilizada.
“Para pessoas humildes e vulneráveis, esse governo deixou a desejar. Eu espero que por eles (Luisinho e Maycon) terem vindo de origem humilde, que eles atendam as pessoas que mais precisam. Essas pessoas precisam ser muito bem assistidas, com educação e carinho”, disse o Professor Popó ao finalizar seu pronunciamento na Tribuna.
Paulo Vitor da Silva
– Falou sobre um tema recorrente, fios cortados. De acordo com o vereador, dizem que o pessoal corta para pegar o cobre dos fios e que o restante não tem nenhuma serventia. Paulinho, chegou a propor que a Casa Legislativa através de todos os parlamentares, envie um ofício para Cemig, que é responsável pelos postes, tendo como objetivo tomar providências;
– Paulinho Leiteiro, concordou com o colega Popó, disse que poderíamos melhorar na assistência a pessoas humildes e nas questões de simples melhorias, na visão do vereador, falta zelo com certas pautas. Inclusive, citou o Distrito do Pontalete como exemplo, pois não tem um banheiro adequado e até falta água.
Sérgio Eugênio Silva
– Compartilhou da preocupação do colega Paulinho, acerca dos fios que ficam soltos pelas ruas;
– Sobre a Praça Padre José de Anchieta, o experiente vereador destinou emenda para colocação de pedras que estavam soltas. O Executivo resolveu fazer uma reforma que ficou só no começo e está parada desde a eleição, Sérgio considera que falta uma inspeção maior. O parlamentar disse que foi cobrado e já falou com o Prefeito que lhe informou que essa obra será retomada.
Geraldo José Prado
– Sobre o Velório Municipal, disse que depois de anos de cobrança começou a reforma, no entanto, criticou a falta de planejamento da Prefeitura, uma vez que todos os locais estavam inaptos e um velório precisou ser realizado na Câmara. Na visão de Coelho, deveria ter um local já definido antes de iniciar essas reformas;
– Criticou a quantidade de lixo jogado nas ruas no feriado de Finados (02 de novembro), disse que a população precisa colaborar e fazer sua parte;
– Cobrou mais uma vez a construção de uma rotatória próxima da Faculdade Fateps. De acordo com Coelho, ele e o secretário de Transportes e Obras, Maquil, estiveram no local há meses e até agora nada foi feito;
– Sobre emendas impositivas, o vereador afirmou seu compromisso com a educação e saúde, disse que metade das emendas será destinada para saúde e a outra metade para diversos setores.
Roberto Donizetti Cardoso
– Explanou sobre a falta de iluminação da praia do Pontalete;
– Falou sobre a rodoviária. De acordo com Robertinho, está totalmente abandonada, banheiro estragado por exemplo, o vereador disse que é necessário tomar providência;
– Informou que dia 02, Finados, foi ao cemitério, teve três missas no dia e um calor forte com pessoas idosas passando mal. O parlamentar sugeriu que a Administração fique atenta e possa dar assistência para as pessoas, colocar ambulância com enfermeiro para prestar socorro;
– Em relação às reformas nos velórios, Robertinho parabenizou, mas pontuou que reformar os três velórios de uma vez, foi um erro. Na visão do parlamentar, poderia reformar um de cada vez, gerando menos percalços.
Maycon Douglas Vitor Machado
– Agradeceu ao Presidente da Câmara, Antônio Carlos de Lima, por atendê-lo na questão do velório. Segundo Maycon, realmente deveria ter um “plano b”, mas Tonho do Lazo prontamente atendeu a necessidade de momento;
– Pediu que um ofício de condolências fosse enviado à família de Gilson de Assis;
– O vice-prefeito eleito parabenizou o evento Cisab Sul realizado dia 04 de novembro em Três Pontas. Maycon, esteve presente com toda equipe de transição e o prefeito eleito Luis Carlos da Silva, o secretário da Mesa Diretora ressaltou a importância do encontro para discutir temas essenciais como saneamento;
– Informou que a equipe de transição está empenhada e visitando secretarias, setores e autarquias, buscando entender os trâmites e processos, para que a partir de janeiro eles possam melhorar o que de fato precisa de melhoria.
Pauta de votações
Confira os principais Projetos na Ordem do dia:
O Projeto de Lei Nº 288, de 25 de outubro de 2024, versa sobre “abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), de acordo com o art. 43, § 1º, inciso II da Lei Federal 4.320/64, cujos recursos serão utilizados para pagamento de exames médicos”. Sem dúvidas, o PL foi o mais debatido e gerou incertezas, afinal de contas, houve um equívoco na mensagem do Projeto, onde consta como finalidade apenas o pagamento de exames médicos. No entanto, o corpo do Projeto é muito claro, o objetivo é realizar atividade de manutenção para ações de média e alta complexidade, isto é, procedimentos cirúrgicos.
Outros três PL que se destacaram foram sobre denominação de Via Pública. O Projeto de Lei Nº 016, de 16 de outubro de 2024, versa sobre “denominar “Rua José Pieve de Miranda” a Rua 13 situada no Loteamento Vale Encantado, que tem seu início na Rua Dr. Alberto Vitor Ximenes Reis e término em área não loteada, neste município”. A autoria do PL é do vereador Coelho do Bar.
O Projeto de Lei Nº 018, de 24 de outubro de 2024, trata-se de denominar “Rua Renato Duarte de Oliveira” a Rua 10 situada no Loteamento Vale Encantado, que tem seu início na Rua Dr. Alberto Vitor Ximenes Reis e término na Rua Paulo Afonso Rodrigues, neste município”, o vereador Luciano Reis Diniz foi o autor do PL.
Por fim, e não menos importante, o vereador Luiz Flávio Floriano, popular Flavão, foi autor do Projeto de Lei Nº 019, de 24 de outubro de 2024. O PL tem por finalidade denominar “Rua Maria da Conceição Rosa” a Rua 05 situada no Loteamento Vale Encantado, que tem seu início na Rua Dr. Alberto Vitor Ximenes Reis e término na Rua Paulo Afonso Rodrigues, neste município”.
A próxima sessão ordinária será realizada dia 11 de novembro às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.



Cultura
10º Encontro do Parlamento Jovem é marcado pela história da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro

No 10º encontro da Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona
Rogéria”, ocorrido na noite de ontem, quarta-feira (28), os alunos do Parlamento Jovem de Três Pontas
foram abastecidos de conhecimento sobre a história da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro.
A Presidente da Corporação, Alice Silva Duarte, e o Maestro e Professor, Wander Scalioni,
popular Wandinho, engrandeceram o encontro com uma valiosa memória da banda que propaga a
cultura.
A Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro
A banda centenária foi tema central da reunião do PJ. Embora não exista uma precisão sobre
sua data de origem, o ano de 1885 remete ao período inicial de uma grande trajetória. Atualmente com
27 integrantes ativos, já não tem o mesmo nome do passado, “Sete de Setembro”, mas sim “Luiz
Antônio Ribeiro”.
O já citado Wandinho, entrou na banda com 11 anos de idade, tocando em procissão com
instrumento de clarineta, mais tarde se voltou para o saxofone. Já Alice, possui 18 anos de banda e
iniciou aos 11. De acordo com a Presidente, a música e a cultura são ferramentas que ajudam a lidar
com o imediatismo da vida. “É uma forma de interagir com a sociedade, a música acaba interferindo em
várias fases da nossa vida. Sempre me ajudou a sair de uma realidade estressante. A cultura é sempre
um bom caminho para essas alternativas”.
Wandinho aproveitou o ensejo por estar no Plenário Presidente Tancredo Neves, para falar da
importância política de personagens icônicos de Três Pontas e passagens da banda. O Maestro falou
sobre o trespontano Aureliano Chaves, ex-governador de Minas Gerais e que ocupou o posto de vicepresidente do Brasil. Mais do isso, o músico exaltou o fato de Aureliano ter apoiado a democracia no
período de transição entre a Ditadura Militar e a redemocratização.
Inclusive, recordou que em 23 de setembro de 1975, o então governador Aureliano Chaves
visitou Três Pontas e a Banda lá estava, fazendo parte daquele momento.
A banda marcial (militar) de tantas histórias, teve seus membros questionados pelos alunos,
mais precisamente sobre o momento mais grandioso. Alice e Wandinho foram convictos, recentemente
a Beatificação de Padre Victor e no passado, nas homenagens de falecimento do mesmo em 1905.
Confira abaixo outros tópicos abordados na 10ª Oficina do PJ:
JUVENTUDE NA CORPORAÇÃO -os jovens participam ativamente:
Tocando instrumentos;
Aprendendo repertório tradicional;
Representando o município em eventos regionais;
JUVENTUDE E CULTURA COMO DIREITO
Cultura é direito constitucional;
A banda como reconhecimento se tornou Utilidade pública (2013) e Patrimônio Imaterial do Município (2020).
Hoje em dia, a banda recebe uma subvenção da Prefeitura, fonte de um convênio com o Poder
Executivo. O valor auxilia na manutenção de instrumentos, ajuda de custo aos integrantes e outras
questões.
Um dos objetivos da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro é democratizar o acesso à
cultura musical, tanto que a banda se apresenta em bairros, distritos, regiões rurais, etc. Uma história
marcada por diversos enredos, seja fé, música, política, pandemia, natal, foi reconhecida e apreciada
pelos jovens do Parlamento, que certamente ao conhecer a banda, conheceram um pedaço da história e
cultura do município de Três Pontas.
Política
Vereadores se reúnem com secretários para esclarecimentos sobre o Projeto de Plano de cargos

Nesta quarta-feira (28), os vereadores receberam nas dependências da Câmara Municipal de
Três Pontas, a secretária de Administração e Recursos Humanos, Erika Mesquita e o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Sérgio Nogueira, para uma reunião de caráter explicativo. O objetivo foi
esclarecer dúvidas acerca doProjeto de Lei do Executivo 099/2025 que discorre sobre o Plano de
Cargos, Vencimentos, Carreiras dos Servidores Públicos Municipais da Administração Direta e que tem
por objetivo alterar a organização da estrutura administrativa da AdministraçãoDireta da Prefeitura.
Os parlamentares Daniel de Paula Rodrigues, Valéria Evangelista Oliveira e Maciel Ramos
participaram do encontro, assim como o Procurador Legislativo Guilherme Ribeiro e o Assessor
Jurídico Marcelo Braga. Durante a conversa, os secretários explicaram os motivos das mudanças
propostas pelo Poder Executivo. A título de exemplo, as gratificações abaixo serão extintas.
*Há cerca de sete anos essas gratificações não são concedidas e de acordo com PL apresentado, serão
extintas.
Chefe do Setor de Fiscalização de Posturas;
Chefe da Seção de Processamento de Dados;
Chefe do Setor de CPD (Secretaria de Administração e Recursos Humanos);
Chefe do Setor de Arrecadação;
Coordenador de Informática, Assessoria Técnica e Estatística;
Chefe de Saúde Policlínica Azarias de Azevedo;
Chefe do Setor de CPD (Secretaria de Saúde);
Chefe do Pronto Atendimento Médico;
Chefe de Faturamento e Produção;
Chefe de Contabilidade e Finanças da Saúde;
Chefe de Vigilância Sanitária;
Chefe de Saúde Policlínicas;
Chefe de Saúde Bucal;
Enfermeira Chefe do CAPS;
Assessor Técnico em Epidemiologia e Controle de Endemias;
Chefe de Setor de Esporte Rural;
O ponto que mais chamou atenção dos vereadores e gerou questionamento e incerteza, foi
sobre os cargos que o Executivo pretende criar com o Projeto. Confira abaixo os cargos:
COMISSIONADOS (TOTAL: 6 CARGOS NOVOS)
1 Cargo para o Setor de Planejamento e Finanças;
1 Cargo para Diretor Institucional do Conservatório Municipal;
2 Cargos para Ouvidoria Geral (sendo 1 para Marketing Web Designer e 1 para Ouvidor);
1 Cargo para Secretaria de Agropecuária (readequação);
1 Cargo para o Setor da Cultura (cargo este que se pretende retirar da Secretaria de Desenvolvimento e
Habitação);
Sobre os cargos comissionados, os membros do secretariado do Governo Municipal
explicaram que alguns fazem parte de uma readequação para corrigir atividades que são exercidas
atualmente dentro de funções que não possuem atribuições para tal tarefa.
EFETIVO (TOTAL: 3 CARGOS NOVOS)
*Esses cargos efetivos não são de Livre Nomeação do Prefeito, será feito através de Processo Seletivo.
1 Cargo para o setor de Psicologia Social;
1 Cargo para o setor de Psicologia Educacional;
1 Cargo para o SUAS -Sistema Único de Assistência Social(Advogado do SUAS);
Segundo os secretários, estes cargos efetivos são necessários e os interessados passarão por
Processo Seletivo, enquanto o Concurso Público não for realizado. Vale informar que oProjeto de Lei
do Executivo 099/2025 ainda não passou pelas comissões permanentes da Câmara.
Política
Legislativo aprova abertura de crédito e Projeto de estudo técnico visando concurso público

Em Sessão Ordinária transcorrida na noite de ontem, segunda-feira (19), o Poder
Legislativo de Três Pontas aprovou cinco Projetos de Lei. Ao todo, destacam-se as
proposições cujo escopo é a saúde, incluindo APAE, além disso, um estudo técnico
sobre revisão e atualização para o Plano de Carreira, Estatuto dos servidores, Lei
Orgânica, visando futuramente a realização de um concurso público.
Projeto para estudo técnico visando concurso público
O principal PL da noite, aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei do
Executivo 106/2025 se tornou o chamariz da reunião uma vez que discorre sobre a
realização de estudo técnico aprofundado voltado à revisão, atualização, modernização e
adequação de toda a legislação relativa ao regime jurídico de pessoal do Município de Três Pontas.
Como antecipado no preâmbulo desta matéria, tal escopo inclui a Lei Orgânica
Municipal, o Estatuto dos Servidores, o Plano de Cargos e Carreiras, o Estatuto do
Magistério e o respectivo Plano de Carreira do Magistério.
De acordo com o anteprojeto, contratação de consultoria especializada,
“considerando que a realização de concurso público demanda a análise do panorama
completo da situação atual do quadro de servidores do ente municipal, bem com as
necessidades municipais”, nos próprios termos estabelecidos com a 3ª Promotoria de
Justiça da Comarca de Três Pontas-MG.
Confira o valor desta abertura de crédito adicional especial para recurso de
estudo técnico da legislação de pessoal – concurso público (cumprimento TAC):
R$ 160.000,00
Uma proposição elogiada pelos parlamentares foi o Projeto de Lei do
Executivo 103/2025 que tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no
valor de R$ 171.528,96. O valor é oriundo de emenda parlamentar da deputada federal
Dandara Tonantzin, destinado à secretaria municipal de desenvolvimento social e
habitação.
Os edis comentaram a importância das emendas e citaram o nome da exvereadora Selena do Caté (Maria Selena Silva), que articulou para conseguir essa verba.
Como já informado, o recurso será destinado à Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social e Habitação, com a finalidade de investimento em
equipamentos e material permanente. O valor será aplicado na aquisição de 02 (dois)
veículos.
De acordo com o Projeto, o objetivo é ampliar a capacidade de deslocamento,
otimizar os serviços prestados e fortalecer as ações desenvolvidas no âmbito da pasta,
promovendo maior eficiência e qualidade no atendimento à população. Os veículos
serão destinados às atividades rotineiras da secretaria e a execução das políticas públicas
do sistema único de assistência social (SUAS).
APAE e o Programa “Cuidar na hora certa”
Confira o texto-resumo dos projetos da área da saúde:
Projeto de Lei do Executivo 104/2025
Tem por finalidade abertura crédito adicional especial no valor de R$ 125.001,82 para
viabilizar a concessão de subvenção à APAE, permitindo que referida entidade adquira
equipamentos destinados à melhoria de sua estrutura física, com vistas a qualificar o
atendimento prestado à população usuária do Serviço de Proteção Social Especial para
Pessoas com Deficiência, no Centro-Dia.
Projeto de Lei do Executivo 105/2025
Tem por finalidade a abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município,
com base em superávit financeiro, no valor de R$ 57.218,34 para estruturação do
componente de enfrentamento ao câncer de mama, inserido no âmbito do Programa
Estadual “Cuidar na Hora Certa”. O recurso será destinado ao custeio da folha de
pagamento mensal dos profissionais que atuam diretamente nessa linha de cuidado,
assegurando a continuidade e o fortalecimento dos serviços especializados voltados à
detecção precoce, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das mulheres atendidas.
Tal investimento visa qualificar a rede de atenção à saúde, promovendo maior
resolutividade e eficiência na atenção oncológica.
Vale salientar que existe uma divisão de despesas acerca do Projeto 105/2025,
confira os valores abaixo:
R$ 43.518,34 – Vencimentos e vantagens fixas – pessoal civil
R$ 10.000,00 – Obrigações patronais
R$ 500,00 – benefícios assistenciais do servidor e do militar
R$ 3.200,00 – Auxílio-Alimentação
Por fim e não menos importante o Projeto de Lei do Executivo 107/2025.
Confira abaixo o texto-resumo do PL:
Tem por finalidade abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 11.858,23 para
viabilizar a devolução dos saldos remanescentes do Termo de Convênio n.
906315/2020/ME, dentro do prazo legal estabelecido (até 23/05/2025), a fim de permitir
a regular conclusão do processo de prestação de contas.
A próxima sessão ordinária da Câmara será dia 26 de maio (segunda-feira) às
18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.
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