Política
Câmara homenageia vereadora e servidoras pelo Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Três Pontas homenageou as servidoras da Casa na data de ontem, segunda-feira (10), em virtude do dia 08 de março ter transcorrido no sábado. O gesto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher aconteceu no final da tarde. A Casa Legislativa reconheceu assim as causas valiosas que contemplam o universo feminino e o prestimoso trabalho realizado por elas, Iara Santos, Cleomara Sousa, Dirce Rabello, Silvana Ferreira, Beatriz Piedade, Elisângela Santana e Jennifer Andrade.
Um pouco mais tarde, durante reunião da Câmara, a vereadora Valéria Evangelista Oliveira, também foi homenageada. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, Myller Bueno de Andrade, fez a leitura de um texto enfatizando o papel crucial da mulher na sociedade e em seguida anunciou o nome da parlamentar.
Após os agradecimentos, a Professora Valerinha enalteceu a importância do dia 08 de março, mas foi contundente ao afirmar que nos outros 364 dias do ano, a mulher merece respeito, atenção e uma sociedade menos machista e com mais equidade. No século XXI, apenas seis mulheres exerceram a vereança na Câmara, a Professora Valerinha está cumprindo seu 2º mandato, sendo o primeiro na 17ª Legislatura (2013-2016), na qual ocupou o cargo de secretária da Mesa Diretora no último biênio daquele período.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Três Pontas



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;