Política
Parlamentares Jovens apresentam ideias sobre educação através de Oficina prática

Na noite de ontem, quinta-feira (16), os alunos da Escola do Legislativo “Prof. Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” (Parlamento Jovem de Três Pontas), se reuniram para mais uma jornada na Câmara Municipal de Três Pontas.
Os Parlamentares Jovens se dedicaram à redação, em outras palavras, exercitavam a arte de escrever, possibilitando colocar os conhecimentos adquiridos nas aulas em prática.
O intuito da atividade era fazer com que eles expusessem seus pensamentos sobre a Educação, a fim de construir um diagnóstico do tema geral e resgatar uma primeira impressão acerca de um assunto essencial na sociedade.
O tema proposto pelo Coordenador Regional e Municipal do Parlamento Jovem Minas em Três Pontas, Carlos Castro, foi feito através de uma pergunta: O que a educação significa pra mim? O que é educação pra mim? Baseado nessas provocações, os jovens se dividiram em dois grupos e executaram a tarefa.
Após escreverem suas ideias acerca da Educação, Carlos Castro convidou os alunos para apresentarem suas ideias. Confira o que cada grupo considerou sobre o que é educação:
GRUPO 1
– Um Conceito Libertador;
– Um Método Político para que mais pessoas tenham acesso a Educação;
– Importante para compreender os aspectos a nossa volta;
– Fundamental para as interações sociais; – Educação é algo biológico;
– É aprender o convívio em sociedade.
GRUPO 2
– Educação é vários fatores, estudar não é só dentro do ensino formal;
– Educação é um direito de todos;
– É o preparo para a participação em sociedade;
– É o princípio da evolução.
O Coordenador, resolveu expor o que pensa sobre educação. Carlos, disse que na sua percepção, os jovens querem estudar, é primordial. Sendo assim, para ele Educação é Projeto de Estado e não de governo. De forma mais direta, disse que é prioridade, uma porta para todos os direitos.
Para finalizar, os alunos refletiram sobre as ideias traçadas do que é educação para cada um e o que ela pode significar na abrangência coletiva e cidadã.
Visita Técnica em Lavras
Na última quarta-feira (15), Carlos Castro e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, Luan Donizeti Elias, estiveram em Lavras para uma visita técnica.
Confira abaixo as informações sobre esse encontro:
PARLAMENTO JOVEM DE MINAS 2024.
VISITA TÉCNICA DA COORDENAÇÃO ESTADUAL – EDIÇÃO DE 2024.
LOCAL: Câmara Municipal de Lavras.
Participação obrigatória na Atividade técnica da Escola do Legislativo da ALMG/PUC-Minas, realizada pelos Coordenadores do PJ-Minas Estadual, juntamente com os demais coordenadores Municipais do Parlamento Jovem Minas do Polo Sul III, composto por Lavras, Guapé, Nepomuceno e Três Pontas.
A Visita técnica realizada pela Escola do Legislativo da ALMG/PUC-Minas, tem o intuito conjunto de verificar com os Coordenadores Municipais do Polo, todo o andamento da Edição 2024 do projeto em cada Município, desde sua divulgação nas instituições de ensino, mobilização e escolhas dos jovens estudantes, realização de oficinas, parcerias, monitoria, problemas enfrentados e suas soluções, articulação entre os coordenadores dentro do polo, elaboração e andamento do cronograma municipal, elaboração e andamento do cronograma do polo, regulamento do polo, andamento e postagens na plataforma EAD Modle da ALMG, andamento dos preparativos para a realização da Plenária Municipal, andamento dos preparativos para a realização dos Grupos de Trabalhos no CEFET de Nepomuceno, andamento dos preparativos para a realização da Plenária Regional na Câmara Municipal de Lavras, bem como seus desdobramentos para a realização da Etapa Estadual em Belo Horizonte, nas dependências da Escola do Legislativo da ALMG e Plenário principal da ALMG, que ocorrerá nos dias 18 a 20 de setembro.
Direcionado à Edição 2024-Tema: “Melhorias no Ensino Escolar” e aos subtemas Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem; Melhorias da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais; Fortalecimento da gestão democrática; realizado gratuitamente pela Escola do Legislativo da ALMG/PUC-Minas.
A Visita Técnica permitiu através de rodas de conversas, interações/trocas de experiências, compartilhamentos de materiais utilizados nas oficinas juntos aos jovens, bem como subsídios e instrumentos para que possamos desenvolver as futuras ações/trabalhos acima citados, com os Coordenadores Municipais, monitores, parceiros dos municípios, dentre outros.
(FONTE: Texto indicado e autorizado por Carlos Castro, Coordenador Regional e Municipal do Parlamento Jovem Minas em Três Pontas)



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;