Política
Câmara realiza homenagem em comemoração ao “Dia das Mães”

Em Sessão Solene na noite de ontem, segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Três Pontas homenageou 13 mães em virtude do “Dia das Mães”, ocorrido no último domingo (12).
O Plenário Presidente Tancredo Neves ficou pequeno para tanta emoção e carinho. Anualmente, o Parlamento Municipal celebra datas como essa, dessa vez não foi diferente, confira abaixo os nomes das homenageadas e os vereadores que indicaram cada uma delas:
Homenageadas
Antônia Ignácia da Silva (indicação de Maycon Douglas Vitor Machado)
Cleide Isabel Sudério (indicação de Geraldo José Prado)
Flávia Vitar Mesquita Silva (indicação de Francisco Fabiano Diniz Júnior)
Maria das Graças Sabino Roberto (indicação de Antônio Carlos de Lima)
Maria de Fátima Moreira Silva (indicação de Paulo Vitor da Silva)
Marlene Brito Neves Oliveira (indicação de Luciano Reis Diniz)
Odete de Paulo Pato – Vale informar que Odete se ausentou por motivo de saúde e receberá seu título de Honra ao Mérito em casa (indicação de Luan Donizeti Elias)
Olímpia de Fátima Galvão Cardoso (Roberto Donizetti Cardoso)
Purcina Suely de Oliveira Silva (Luiz Flávio Floriano)
Sebastiana Silva Esteves (Maria Selena Silva)
Margarida Maria da Silva Andrade
Melissa Chaves Garcia
(Mesa Diretora da Câmara)
Maria D’Aparecida Pereira Mazoti
(Centro de Convivência Lourenço Siqueira)
Mariângela Azevedo Cougo
(Rotary Club Três Pontas)
Emoção em discurso de filha para mãe
Alguns discursos e declarações sempre nos emocionam, não foi diferente na Sessão Solene em Homenagem ao Dia das Mães. Em vários momentos a emoção tomou conta, mas em especial, quando uma filha falou de sua mãe.
Celeste, é filha de Sebastiana Silva Esteves, indicada pela Vereadora Maria Selena Silva. Dona Sebastiana, como é conhecida, se encontra debilitada e mais do que nunca precisa da ajuda da filha, que representou a mãe no momento do discurso, que era opcional.
Celeste, disse que sua mãe se tornou sua filha. Revelou que cuidando de Dona Sebastiana, tem aprendido muitas coisas, uma delas é que as mães não são perfeitas, mas sempre nos ensinam.
Em momento emocionado, Celeste confidenciou que fica procurando sua mãe sempre, lembrando dela, da forma como ela corria atrás dela e de seus familiares. Celeste, afirmou que está se sentindo uma mãe e que hoje é uma outra pessoa, uma outra Celeste, melhor. Para finalizar, disse que sempre vale a pena fazer e dar valor por quem nós amamos, sempre vale a pena.
Imagens: Hecio Rafael



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;