Política
Deputados prestigiam inauguração do comitê de campanha e mostram força política de Luisinho e Maycon Machado

Coligação “União pelo Bem de Três Pontas” conta com 115 candidatos a vereador
Os candidatos a prefeito e vice, Luisinho e Maycon Machado inauguraram na manhã deste sábado (24), o comitê e lançaram a campanha nas ruas da cidade.
Contando com a presença de dezenas de pessoas, o pontapé foi dado, juntamente com os candidatos a vereadores e vereadoras que estão na Coligação União pelo Bem de Três Pontas. A chapa tem a maior coligação de partidos – PSD, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, União Brasil, PRD, PSD, PP e Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B e PV). A união das siglas, com 115 candidatos a vereadores e vereadoras, demonstra a união pela construção de um governo de continuidade, de desenvolvimento, focado no diálogo e no trabalho, pautados pelo respeito às pessoas e as diferenças de pensamentos.
Os deputados, estadual Mário Henrique Caixa (PV) e o federal Diego Andrade (PSD), prestigiaram o lançamento da campanha. Eles tiraram fotos e gravaram depoimentos aos vereadores da coligação encabeçada por Luisinho e Maycon Machado. Quem também participou foi o atual prefeito Marcelo Chaves Garcia.
Campanha de propostas
O prefeito Marcelo Chaves foi o primeiro a discursar em frente a sede do Comitê e começou falando da parceria que criou com Luisinho e Maycon ao longo dos últimos anos. Quis o destino, que quando Marcelo Chaves assumiu a Prefeitura, Luisinho era o presidente da Câmara e o sucessor dele foi justamente Maycon. O trabalho deles na presidência foi fundamental e fez a diferença na cidade. Como sempre fez ao longo destes anos, repetiu a importância das parcerias, que de fato fez a diferença. O Orçamento quando chegou ao Executivo era de R$100 milhões. Atualmente, este montante é investido somente na saúde. “Muitas conquistas vem acontecendo e são frutos do trabalho e união de esforços. Elegermos Luisinho e Maycon, iremos continuar avançando, andando no rumo certo. Fica o meu pedido que todos nos apoiem”, concluiu Marcelo desejando bom trabalho a todos.
O deputado trespontano Mário Caixa, falou diretamente aos seus conterrâneos, que este é um momento importante que se inicia, a caminhada rumo a Prefeitura. Ele diz que esteve ao lado do prefeito Marcelo nestes quatro anos, e repetiu o que já havia dito em inaugurações que participou neste mandato. “Tinha que ser ele [Marcelo] neste momento da história para dar esta arrancada na nossa cidade, no momento em que ela mais cresce e registra aumento no seu Orçamento”, ponderou Caixa, citando exemplos de grandes investimentos na saúde, educação, cultura, segurança, entre outros setores.
O deputado Caixa ficou feliz com o carinho com que Luisinho está sendo recebido na cidade. Ele participou do Festival Gastronômico na noite de sexta-feira junto com Luisinho e percebeu a receptividade de sua candidatura. “A vitória se aproxima, mas não existe eleição ganha. Cada um tem que ser multiplicador de votos, precisamos falar do quanto Luisinho colaborou com Marcelo nestes quatro anos. Ele é uma pessoa séria, de capacidade, que sabe administrar e terá Marcelo como conselheiro”, defendeu.
Sobre Maycon Machado, Caixa ouviu sua irmã falando dele na sua primeira eleição, quando ele já era professor e demonstrava ser uma pessoa de extrema capacidade, gente boa, trabalhador e vai ser o próximo vice prefeito, disse o deputado Caixa.
Já o deputado Diego Andrade, iniciou seu discurso expressou a gratidão, de ver que Três Pontas está dando uma aula ao Brasil, de quem faz a boa política. Na visão do parlamentar, o Município mostra que é possível unir as pessoas independente de ideologia, religião, respeitando as diferenças. E o maestro, disso é alguém que não agredi, mas que usou cada pedra que atiraram nele, e transformou em mais uma obra para o desenvolvimento de Três Pontas. Diego se referia ao prefeito Marcelo Chaves.
Depois, ele elencou as qualidades de Luisinho enfermeiro, o Luisinho do Hospital, que respeita as diferenças e foi conquistando seu espaço. Por isso, foi eleito vereador, três vezes presidente da Câmara, porque se interessa com os problemas do próximo, porque é humilde e precisou lutar na vida para crescer. “É por isso que ele foi um dos melhores vice-prefeitos que Três Pontas já teve. Enquanto em muitas cidades o vice fica enciumado e brigando, Luisinho mostrou mais uma vez sua humildade”, avaliou.
Luisinho sempre trabalhou em busca de resultados, vai a Belo Horizonte e Brasília e sabe como buscar recursos e parcerias.
Ao vencer as Eleições, ele terá, aponta Diego Andrade, enormes desafios pela frente. E foi feliz em escolher um vice-prefeito jovem, preparado, competente, que caminha sempre junto com seus pais e seus avós. “ O Maycon é um vereador descente, que presidiu a Câmara por duas vezes, que construiu uma história, com honradez, dedicação, sem agredir as outras pessoas”, discursou.
Rodando os municípios de Minas Gerais, o deputado federal Diego Andrade, disse que está se tornando comum na política, as pessoas agredirem as outras para crescerem, querer agredir para ver se crescem. “Política não é isso, é respeitar a vontade do povo, é saber ouvir e dialogar, com quem pensa diferente de você”.
Diego trouxe o apoio do ministro de Minas e Energia Alexandre da Silveira, que é seu amigo, mesmo apoiando candidatos a presidência diferentes. Com ele, Diego Andrade promete abrir as portas de Brasília para trazer projetos como o “Minha Casa Minha Vida”.
O candidato a vice prefeito, Maycon Machado, agradeceu os apoios que a chapa está recebendo, especialmente do prefeito Marcelo Chaves e dos deputados Diego e Caixa. Eles se dedicam a cidade e tem serviços prestados em prol da população.
Maycon se comprometeu ao serem eleitos, que ele e Luisinho estarão de ouvidos atentos para ouvir as demandas e buscar soluções.
“Não prometemos fazer milagres, mas trabalho não vai faltar. Estaremos sempre prontos para ajudar, aconselhar, acolher e abraçar, pois muitas das vezes o que as pessoas precisam e de uma boa conversa”, mencionou Maycon, completou nunca ter deixado de dar atenção a uma pessoa sequer nestes 8 anos de mandato como vereador na Câmara.
Falando em Legislativo, Maycon solicitou que os vereadores trabalhem, para que a coligação eleja mais de 90% da Câmara, já que o alinhamento com a Administração é fundamental.
Luisinho discursou pela primeira vez na campanha, agradecendo a Deus pelo começo desta caminhada rumo a vitória. Em seguida, destacou a presença de seus familiares e do vice Maycon Machado, dos candidatos a vereadores e equipe de trabalho. A filiação e estruturação dos partidos começaram a três anos junto com o prefeito Marcelo. A administração dos dois fica marcada na história como sinônimo de união, incluindo o apoio de deputados, o que sempre foi um sonho trespontano. “Diego Andrade e Caixa, retribuem diariamente os votos que recebem em Três Pontas”, afirmou Luisinho. Três Pontas nunca teve estes dois juntos unidos em uma única campanha e se tornaram amigos.
O próximo prefeito fez um pedido: que as pessoas peçam voto e que não existe campanha ganha antes do dia 06 de outubro. Destacou que é importante eleger um prefeito de paz, que tem amor no coração e sensibilidade, pois ao longo de sua vida nunca deixou de estar com o povo.
O comitê fica localizado na Avenida Oswaldo Cruz, 1.205. Após os discursos, os candidatos a prefeito, vice e vereadores fizeram caminhada pelo centro da cidade e foram muito bem recebidos. Eles passaram pelas praças da Fonte e Cônego Victor e terminaram em frente a Herma do Beato Padre Victor. (Assessoria de Campanha da Coligação “União pelo Bem de Três Pontas)



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;