Política
Candidatura de Luisinho e Maycon é celebrada pelo Deputado Diego Andrade e pelo Prefeito Marcelo Chaves

Os pré-candidatos ao Cargo de Prefeito e Vice-prefeito, Luis Carlos da Silva (PSD) e Maycon Douglas Vitor Machado (PV), foram referendados de maneira formal e tradicional neste sábado (27) durante uma grande convenção na Câmara Municipal de Três Pontas.
Muitas autoridades estiveram presentes, tanto nacional, municipal e até de cidades vizinhas, como por exemplo o Vice-prefeito de Varginha Leonardo Ciacci (PSD), pré-candidato ao cargo de Prefeito do município citado nas eleições municipais de 2024.
Vale destacar o apoio pela candidatura de Luisinho e Maycon, na coligação “União pelo bem de Três Pontas” de dois personagens fundamentais da política trespontana, o Prefeito Marcelo Chaves e o Deputado Federal Diego Andrade. Ambos discursaram e celebraram essa parceria.
Marcelo Chaves Garcia (Prefeito Municipal de Três Pontas)
*Contém trechos em 1° pessoa
Marcelo, agradeceu Luisinho, Maycon, Mário Henrique Caixa e Diego Andrade. Disse que é importante apoiar os Deputados majoritários. Falou da importância do trabalho de regionalização, esforço concentrado e que espera ainda mais que possam através da política melhorar a vida da população. Marcelo, considera essa união importante, a união dos poderes é fundamental, sozinho nós não avançaremos. Destacou a segurança pública no município. Eu trabalhei como Prefeito, enquanto Luisinho, Maycon e Tonho (Antônio Carlos de Lima, atual Presidente da Câmara Municipal de Três Pontas) foram presidentes do Parlamento Municipal e foram importantes nesse processo de desenvolvimento e harmonia. Destaco isso pela importância de reforçar o time. Ressaltou que se orgulha dos funcionários e disse que sua equipe vai até o final. Por fim, salientou que a comunicação entre os setores é sempre um desafio. Luisinho e Maycon, possuem amplo apoio de Marcelo, rumo ao progresso contínuo do município.
Diego Andrade (Deputado Federal por Minas Gerais)
* Contém trechos em 1° pessoa
É um momento importante da democracia. Costumo dizer que não existe Deputado bom, sem Prefeito bom e equipe boa, e vice-versa. Disse que o Deputado Caixa representa o esporte e trabalha muito por Três Pontas. Luizinho, toda uma vida dedicada pra servir o próximo, como Vereador o trabalho foi brilhante, integrou o Parlamento e foi um Presidente conciliador. Como Vice-prefeito foi unido, sempre dialogando. Várias realizações são feitas, fazer é muito difícil, precisamos de gente conciliadora e trabalhadora, vocês são.
Falou do sonho realizado da estrada do Quilombo e a terceira faixa, que é um sonho. Falou do Acelerador Linear em Varginha que conseguiram, é fundamental esse equipamento, 900 mil usuários necessitavam do equipamento. Só havia no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Maycon, é um jovem muito determinado. Como Vereador amadureceu muito, é muito trabalhador e mereceu chegar até aqui. O Deputado alertou para o momento difícil da política, guerra de ideologia. O PSD quer propôr metodologia de entregar resultados. Que todos façam política sem agredir, não somos inimigos de ninguém. Temos que ter portas abertas com todos. Tudo isso tem feito Três Pontas avançar. Disse que Adriene onde estiver, está orgulhosa. Por fim, elogiou essa parceria em prol do desenvolvimento de Três Pontas. Luisinho e Maycon, possuem amplo apoio dos Deputados Diego Andrade e Mário Henrique Caixa.



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;