Política
Vereador Sérgio Eugênio Silva se despede da Política com sentimento de dever cumprido
Na última segunda-feira (16), o ilustre vereador e servidor público Sérgio Eugênio Silva, participou da sua última sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Pontas.
Serjão, como é conhecido, é um notório legislador, que sempre prezou pelo diálogo e responsabilidade. Após as eleições de 2020, Sérgio explicou que conversou com sua família, sua esposa e suas filhas, prometendo que seria o último pleito que disputaria e assim o cumpriu. Nessas eleições municipais de 2024, Sérgio foi expectador e após o término do “ano legislativo”, se retirou com elegância e lucidez.
Serjão vai deixar um grande legado de cinco mandatos, feito alcançado por poucos na história do legislativo trespontano. O experiente parlamentar iniciou seus trabalhos na Casa Legislativa na 14ª Legislatura (2001-2004), ao entrar como suplente no lugar de Paulo Vitor da Silva (Paulinho Leiteiro) que ficou licenciado ao ocupar um posto como secretário no Poder Executivo. Além disso, teve êxito nos pleitos de 2008, 2012, 2016 e 2020, sendo Presidente da Câmara no biênio 2013-2014 e vice-presidente no biênio 2011-2012.
Nessa última reunião, Sérgio se sentiu agraciado ao fazer a leitura de um trecho da bíblia, por coincidência, nada combinado, assim quis o destino. Por falar em destino, em seu discurso na Tribuna, falou da importância em trabalhar com governos diferentes por esses cinco mandatos e desejou boa sorte aos que chegam. O parlamentar ainda enalteceu que seu trabalho sempre foi baseado na responsabilidade para entregar um resultado de qualidade para a população.
O experiente parlamentar discursando na última sessão ordinária de 2024. (FOTO: Três Pontas Studio Live)
Certamente será difícil para a Casa Legislativa se acostumar sem as observações atentas de Sérgio, sem a cautela e prudência do mesmo, e claro, sem seu jeito sensato e humorado. Ademais, que outros “Sérgios” possam chegar, com perfis diferentes, mas com a mesma disposição e integridade.



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;